BELEZA em Cápsulas??

Hoje tem dicas de Beleza com a DRA. BIBIANE BORGES! Já ouviram falar de beleza em cápsulas?! A beleza vem de dentro para fora??? Yes!! A forma como você alimenta a alma e também de como nutre o corpo.

O americano Peter Agre levou o Prêmio Nobel de Química em 2003 por decodificar como os tecidos envelhecem!E a indústria dos cosméticos ganhou pistas valiosas para entender como prolongar a juventude. Dali para surgirem as primeiras pílulas da beleza, à base de colágeno, com a promessa de devolver firmeza à pele, foi a descoberta!
Hoje, com indícios de que ingredientes encontrados nos alimentos podem ajudar não só a tornar a pele mais radiante, mas também dar uma força para deixar o cabelo sedoso, as unhas fortes e a silhueta enxuta, os grandes laboratórios estão investindo nesse namoro do cosmético com o alimento e criando comprimidos com princípios ativos naturais. O casal tem nome - nutricosmético - e pretende tratar de celulite, rugas e flacidez até retenção de líquidos e caspa.



Dúvidas frequentes: 

1. Nutricosméticos são polivitamínicos?
Não, são compostos alimentares formulados para produzir um efeito estético. Eles contêm de 25% a 100% da dose diária recomendada de vitaminas e minerais, enquanto os polivitamínicos podem fornecer dosagens superiores aos limites máximos de suplementação.
O termo nutricosmético é só um nome comercial, já que a Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os classifica como alimentos funcionais - e não cosméticos.


2. Como eles agem no organismo?
Depende do princípio ativo. Mas, de uma forma geral, vão ajudar o organismo a funcionar melhor. Quando você ingere colágeno, está suprindo o corpo com aminoácidos que vão formar essa proteína. Alguns minerais, como o manganês e o zinco, também participam do processo.
Licopeno, vitamina C e E, polifenóis têm ação antioxidante - ou seja, combatem a ação danosa dos radicais livres causados por stress, excesso de sol e cigarro. Também existem os probióticos, com microrganismos que chegam íntegros ao intestino, estimulam o sistema imunológico e impedem que fungos e bactérias se proliferem.


3. Qualquer pessoa pode tomar?
Não. Na gravidez, por exemplo, a administração de suplementos com vitamina A pode ser tóxica e causar má formação fetal. Por isso, mesmo que você não esteja grávida, vale a pena consultar o médico ou nutricionista antes de começar o tratamento.


4. Dá para usar mais de um tipo de cápsula por vez?
Sim, você pode combinar um produto para diminuir a caspa com outro para melhorar a firmeza da pele, por exemplo - isso se houver real necessidade! Mas somente o especialista poderá calcular as dosagens e as interações entre dois ou mais comprimidos. Os rins eliminam o excesso da maioria dos nutrientes, mas pode haver um acúmulo de alguns nutrientes e sobrecarregar fígado, rins e até coração


5. São seguros?
Sim, se forem registrados na Anvisa. Efeitos colaterais acontecem em casos de dosagens extremas, o que não é comum entre os produtos encontrados no mercado


6. Uma alimentação saudável dispensa o uso das cápsulas?
Em alguns casos sim, porque os princípios ativos são extraídos dos alimentos. Com a vantagem de que os encontrados na natureza são melhor aproveitados pelo organismo, porque existe uma sinergia entre os nutrientes que facilita a absorção deles.
Porém, mesmo as pessoas que se alimentam bem podem ter carência de determinados nutrientes por diversas razões, como dietas, alterações intestinais ou algum problema de saúde, levando à dificuldade de absorção ou aumentando a demanda de ingestão. Daí, recomenda-se o uso dos nutricosméticos


7. As pílulas para emagrecer realmente funcionam?
Se o uso não vier acompanhado de uma alimentação equilibrada e exercícios, não, porque eles são coadjuvantes. Além dos óleos que retardam o esvaziamento gástrico, aumentando a sensação de saciedade, essas pílulas contêm cafeína, termogênico que contribui para aumentar o gasto calórico. Os óleos também diminuem a absorção da gordura. Todos esses efeitos não terão sentido se você estiver com uma alimentação desregrada, supercalórica e sedentário.


8. E as que combatem a celulite?
Combater, não. A proposta desse tipo de nutricosmético é estimular a quebra das células de gordura. Alguns também agem na retenção de líquidos e melhora da circulação, outros fatores importantes na formação da celulite. Mas serão também coadjuvantes para tratamentos estéticos que tratam a celulite, associado a um estilo de vida saudável, claro.


9. Qual o melhor jeito de usar as cápsulas pró-bronzeamento?
Começando a tomar no mínimo três semanas antes da exposição ao sol, para preparar a pele. Geralmente, esse tipo de produto é rico em betacaroteno, nutriente que pigmenta o corpo e o rosto, e antioxidante, como o licopeno, vitamina C e E, que ajudam a diminuir o envelhecimento causado pelo sol. 
Porém, essas pílulas não protegem contra os raios ultravioleta e, por isso, NÃO SE DEVE DISPENSAR O USO DO FILTRO SOLAR. 
O eritema, aquele vermelhidão que aparece com a exposição ao sol, é na verdade uma reação inflamatória: vasodilatação de pequenos vasinhos da pele na tentativa de melhorar a circulação local e minimizar os danos da queimadura. 
O betacaroteno deixa a pele com aspecto mais dourado e libera vitamina A, que apenas reduz a resposta do corpo à inflamação. Ou seja, o sinal de alerta é mascarado, mas os raios continuam agredindo e deixando o caminho aberto para o envelhecimento precoce e até para o câncer. Por isso, lembre-se de se proteger!

10. Em quanto tempo tem efeito? 
Cada nutricosmético tem um período ideal. As cápsulas de bronzeamento, por exemplo, podem ser usadas durante as férias. Mas, em geral, os médicos recomendam de 60 a 90 dias de uso. Antes de três meses, não dá para avaliar o resultado

11. Se deixar de tomar, perco o resultado?
O benefício que foi conquistado se mantém desde que o organismo não apresente carência dos nutrientes. O ideal é intercalar: usar durante três meses, descansar três, voltar a tomar por mais três. Dessa forma, você aproveita os benefícios das cápsulas da beleza sem correr qualquer tipo de risco.



Acompanhe agora os tipos de suplementos encontrados no mercado que, bem indicados, podem ser eficientes para o seu caso.

PARA UM BRONZE PERFEITO

*** Solaire, Oenobiol Paris, 105 reais (30 cápsulas, uma por dia). 
Um composto de carotenoides, ajuda na pigmentação e no combate aos radicais livres. Já o óleo de borragem hidrata, o selênio colabora na fotoproteção e a vitamina E dá firmeza à pele.

*** Naturals Betacaroteno, Sundown, 33,50 reais (60 cápsulas, uma por dia).
Além de o betacaroteno uniformizar o bronzeado, tem vitamina A, que é antioxidante.



PARA UMA PELE DE VELUDO

*** Radiant Complexion, Imedeen, 130 reais (60 comprimidos, dois por dia).
Com complexo marinho, zinco, vitamina C e proteínas, hidrata e acelera a produção de colágeno, garantindo mais firmeza e menos rugas.

*** Herbage Nocorpo, Herbarium, 75 reais (18 cápsulas de vitaminas, uma por dia + 54 de colágeno, três por dia).
Combina zinco com vitaminas A e C, os três com ação antioxidante, além de colágeno, para devolver a firmeza que a pele do corpo e do rosto perde com a idade.



PARA CABELOS DE DIVA

*** Sensicap DS, Innéov, 104,90 reais (30 cápsulas, uma por dia).
Com um probiótico que estimula o sistema imunológico a combater o fungo que causa a caspa, além de vitamina B8, para fortalecer o cabelo e regular a produção de sebo.



PARA UM CORPO ENXUTO

*** Lipo 3D, NewPharma, 26 reais (30 cápsulas, três por dia).
Composto de seis ácidos graxos, como ômegas 3, 6 e 9 e ácido gamalinoleico, favorece a queima de gordura.

*** Lady Slim, Smart Life, 79,90 reais (42 cápsulas, de uma a duas por dia).
A composição leva óleo de cártamo, para acelerar a queima de gordura, e microgrânulos de cafeína, que turbinam o metabolismo.




PARA MELHORA DA CELULITE

*** Aquadraining, Nutricé, 99,90 reais (30 cápsulas, uma por dia).
Com óleo de semente de uva, potássio, vitaminas do complexo B, combate a retenção líquida.

*** CelluliCaps Future, Nutrilatina, 99 reais (64 cápsulas, quatro por dia).
Com cálcio, selênio, cromo e magnésio, que ajudam a combater a celulite. À venda apenas pela internet.



Gostaram das dicas?!! 
XoXo





0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...