Rejuvenescimento Facial Dental!!

Gente!! Vou dividir com vocês um artigo super interessante sobre rejuvenescimento facial dental da querida Dra. Grace Isnardi, ela que cuida da saúde dos meus dentes!!
O artigo fala sobre essa estética dos dentes tão procuradas nos dias de hoje, antigamente era normal extrair dentes ao invés de tratá-los ou alinhá-los. Hoje em dia e possível mudar totalmente sua arcada dentária e corrigir valhas!!
E super interessante vale a pena ler..



Rejuvenescimento Facial Dental -Adaptação do Arco 
Os seguimentos que abrangem as áreas da Saúde, atualmente estão focados na medicina Preventiva ou seja como evitar e minimizar os efeitos do envelhecimento precoce através de hábitos, estilo de vida e alimentação saudável, incluindo a medicina quântica de mudança de padrões mentais ambos benéficos a longo prazo, e consequentemente uma vida longa.
Bem, neste artigo eu quero informar aos meus amigos leitores como o Tratamento Ortodôntico com aparelho autoligado Passivos, entram no Hall do rejuvenescimento facial através das expansões da arcada dentaria e principalmente aos casos que apresentam dentes apinhados “tortos e encavalados”, através da ausência de extrações dentarias, contribuindo para o rejuvenescimento Facial, ja que o assunto é prevenção, a indicação destas extrações para possível alinhamento dentário contribuiria para um envelhecimento precoce da face.
Vem comigo que eu te explico…..
Adaptacao Posterior
Um dos temas mais comentados pelo sistema de braquetes autoligados é a velocidade do nivelamento e alinhamento, mas há muito mais do que isto, o que se propõe são tratamentos com a visão voltada mais para a face do paciente e, consequentemente, obtendo-se resultados mais simétricos e estéticos.
“Um dos objetivos para casos com apinhamento seria a manutenção da forma da arcada e da distancia interdental e, por isso, a exodontia é realizada. Este é um dos paradigmas existentes para a resolução dos problemas de discrepâncias negativas de modelo. Porque se busca exodontias? Porque falta espaço no arco? Porque se extrai? De fato, se extrai porque ha uma necessidade de alinhar todos os dentes, pensando sempre no pós-tratamento na sua estabilidade. Se a estratégia é a expansão, a critica fica por conta das recidivas relatadas em alguns trabalhos.
O grande pulo do gato esta relacionado na observação da questão de ação e reação do movimento ortodôntico, 
onde nos deparamos com comportamentos diferentes quando a questão é a relação entre autoligados e aparelhos convencionais. Em um apinhamento na região anterior tratado com aparelhos convencionais a resultante sempre será a protrusao destes dentes; alguns recursos mecânicos ou aparelhos acessórios tentam inibir, muitas vezes sem sucesso, esta reação; em outras vezes, para não ter o avanço dos incisivos inferiores, a exodontia de pés-molares é realizada. No mesmo exemplo com aparelhos autoligados e na ausência de trespasse horizontal, ha uma inversão de ação; quando se utiliza protocolo adequado, ao invés de protrusao anterior, ha uma expansão lateral na região de pés-molares e molares, o que chamamos de Adaptacao transversal Posterior.
Quando a expansao é preferida, os arcos dentarios ficam mais abertos e, assim o paciente fica com o sorriso mais jovial por mais tempo; essa afirmação está fundamentada nos trabalhos de Little e na necessidade de ter contencao prolongada por longo tempo.
Baseado nesta dinamica os nossos tratamentos passam agora por menos exodontias já que tratamentos que levariam a alterações da forma da arcada ou que indicariam exodontias pelo apanhamento, agora são tratados por mecânicas de expansão lateral, desgastes dentarias ou, ainda em casos bem selecionados com a protrusao de dentes anteriores. Sao tratamentos que preservam dentes e ossos para sorrisos mais largos e joviais. O paradigma entao é rompido a partir do momento que agora 14mm de desgastes dentarias é bem diferente de 14 mm alcançados no arco pela exodontia, pois nesta segunda tambem perdemos grande parte de osso alveolar, onde concluímos que o problema é perder osso, envelhecendo a face e o sorriso de maneira precoce. Em alguns trabalhos de Bishara ha relatos que em 40 anos se perde aproximadamente 4mm no arco; com exodontias a perda é  maior e o envelhecimento é imediato. Estamos diante de uma realidade de alcançar grandes espaços para o perfeito alinhamento de todos os dentes sem remover osso alveolar.
Fica a dica: é obvio que existem casos de extração!!!! Os paradigmas nestas questões podem ser trabalhados, ou seja não se extrai mais pelo apinhamento e sim pela face. Aceitamos deixar esta forma do arco mais jovem, mais aberta. Para a falta de espaço usamos protrusao, expansão e desgastes interporiam e evitamos perdas ósseas. Os paciente se seus pais devem ser orientados antes assim serem os responsáveis pela mudança pos tratamento. devemos entender claramente as limitações e seu papel na manutenção dos resultados de tratamento . O Ortodontista não deve presumir que a estabilidade vai ocorrer, mas deve prevenir instabilidade” Dr. Glauber Carinhena.
 Por: Dra Grace Isnardi.

Blog da Dra . Grace aqui !! XoXo




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...